21/07/2007

Ações da TAM já acumulam queda de mais de 17% desde acidente


Se fosse acionista da TAM, exigiria a demissão do presidente, bem como todos os responsáveis pelas área de manutenção da Companhia, leia abaixo o impacto nas ações das duas maiores empresas aéreas do Brasil, em face ao caos aéreo e ao acidente do Airbus da TAM.
A TAM é uma companhia que tem uma história de sucesso, mas pode ver sua credibilidade ir por terra, em face a indícios de que sua manutenção não é lá essa coisas, apesar de ter a frota mais jovem do Brasil, talvez isso não seja suficiente para pelo menos no curto prazo melhorar a imagem da empresa.
Na queda do Fokker 100 existem vitimas ainda que não receberam indenização e ontem o presidente da TAM teve uma reunião com parentes das vitimas do acidente do Airbus e o assunto já era indenizações que acarretou um total mal estar entre os parentes das vitimas. Momento inoportuno para falar sobre dinheiro, agora é hora de reconhecer as vitimas e sepultá-las, depois seria oportuno esse assunto, mas me parece que o que interessa é só dinheiro, provado isso em deixar a aeronave que se acidentou voar com problemas, era só questão de dinheiro.
A TAM com essa atitude se assemelha muito ao desgoverno de Lula que fica brincando com a Sorte.

Na terça-feira, um Airbus A-320 da companhia perdeu o controle depois de aterrissar no Aeroporto de Congonhas em São Paulo

Cláudia Ribeiro, do estadao.com.brSÃO PAULO

Desde o acidente com o Airbus A-320 da TAM, na terça-feira, dia 17, as ações preferenciais PN (sem direito a voto) da companhia já perderam 17,4%. Os papéis da Gol também sentiram o impacto do acidente sobre a credibilidade do setor, acumulando perda de 7,5% no mesmo período

Agora, os dois papéis estão praticamente empatados em termos de desvalorização acumulada este ano, na casa dos -16,5%.

Nesta sexta-feira, os papéis da TAM encerraram o dia vendidos a R$ 54,78, em baixa de 3,04% em relação ao dia anterior. Na quarta e na quinta-feira, a queda foi maior, de 9,08% e 8%, respectivamente.

Na terça-feira, um Airbus A-320 da companhia perdeu o controle depois de aterrissar no Aeroporto de Congonhas em São Paulo. A aeronave saiu da pista principal do aeroporto, atravessou a avenida Washington Luis e chocou-se contra um depósito da companhia, matando todas as pessoas a bordo. No horário do acidente, o mercado de ações já tinha fechado e as ações das empresa foram vendidas no fina do dia a R$ 66,32.

Durante a semana, analistas do mercado de ações divulgaram recomendações contra as ações de companhias aéreas. Logo na quarta, o Citigroup reduziu de "comprar" para "manter" a sua recomendação para as ações da TAM.

Analistas avaliam que os dados de demanda de passageiros que serão divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no começo de agosto ainda não apontarão claramente a queda verificada a partir de 17 de julho. Já os dados de agosto - que serão anunciados no começo de
setembro - serão fundamentais para determinar o futuro do setor a curto e médio prazos.

20/07/2007

DEM divulga nota de protesto contra assessor de Lula, o do gesto obsceno

O presidente do DEM, Rodrigo Maia, acaba de divulgar uma nota de protesto contra Marco Aurélio Garcia, aquele do gesto obsceno:

"É estarrecedor e inaceitável que Marco Aurélio Garcia, o assessor mais próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, falte com o respeito ao povo brasileiro e apareça, de público, fazendo gestos obscenos no interior de uma sala da Presidência da República. Todos fomos atingidos pelos gestos desqualificados. Não é mais possível tolerar tanta indignidade. Não é possível que o assessor do presidente Lula se julgue no direito de atingir as famílias e a memória das quase 200 vítimas do vôo 3054 comemorando a hipótese de o Airbus 320 da TAM ter voado com um defeito no reverso da turbina direita. Não há o que comemorar, Marco Aurélio. Tudo que estamos vivendo é lamentável, deplorável e indesculpável. Em vez de ter preocupação com a dor das pessoas, ou manifestar interesse na busca de saídas para o caos aéreo, o governo, lastimavelmente, só se importa com a popularidade do presidente da República. E a Nação, além da dor, convive com o desamparo. Mas não somos obrigados e nem vamos conviver com a obscenidade. Peça desculpas, Marco Aurélio. E reze para que as pessoas tenham, em relação a você, a tolerância e o respeito que você não teve em relação a elas."
Rodrigo Maia
20 de julho de 2007
Presidente do Democratas


LEMBRA DO MARCO AURÉLIO GARCIA?

Lembra do Marco Aurélio Garcia? Aspone de Lula para assuntos internacionais, pois é ontêm o amigo do Homem, que ao assistir reportagem do Jornal Nacional em que anunciava que a aeronave da Tam que caiu no aeroporto de São Paulo, tinha um defeito no Freio de reverso da turbina do lado direito, comemorou feito um torcedor, com F....-se a vida de todos os brasileiros. Esse é o interesse Nacional do PT e de Marco Aurélio e todo o campo majoritário do PT, que os brasileiros que se F... com eles é só poder e dinheiro fora a tentativa cada vez maior da Revolução Bolivariana aqui no Brasil e para nos só deveres e obrigações.

Ouso mudar o ditado de " Quem viver, verá ", para : - Quem vive , vê !!! Durma com esse barulho!!!

19/07/2007

SEXTA FEIRA LULA ANUNCIA PACOTE

Dez meses depois do acidente da GOL, numa velocidade só comparada a das tartarugas, o Presidente Petista Luís Inácio Lulla da Silva, amanhã anuncia pacote para tentar resolver a crise aérea. Lula é conhecido por sua rapidez nas tomadas de decisão, fiquei sabendo que deram à ele duas tartarugas para tomar conta e três fugiram.

18/07/2007

NUMA CRISE SE OBSERVA QUEM É LIDER, QUEM É ENGANAÇÃO III

Cadê Lula ? Alguém viu Lula? Comum ao apedeuta em momentos de crise o presidente sumir. Se o Brasil fosse invadido pela Bolivia e fosse procurado o presidente vacilão Luís Inácio Mulla da Silva para ouvir a declaração de guerra, provavelmente ninguém acharia Lulla. Cadê Lula? Alguém viu Lula ?


NUMA CRISE SE OBSERVA QUEM É LIDER, QUEM É ENGANAÇÃO II

Antonio Ribeiro de Paris

O presidente Lula está longe do alcance da retina do cidadão brasileiro desde que aconteceu a maior tragédia da aviação da América Latina. Lula fez ler uma nota protocolar que decreta o luto. Mandou fazer saber da sua querência da abertura de inquérito policial e dizem seus acólitos, está consternado. Numa tragédia desse porte, qualquer presidente digno do cargo teria se achegado de imediato aos familiares e amigos das vítimas. Teria ido apertar contra si o filho órfão, abraçar a mãe e o pai em desespero, compartilhar da tristeza do amigo inconsolável. Seria o mínimo. E se não fosse presidencial, seria mesmo, bem brasileiro. Mas não. O presidente se precaveu com aquela distância que rainha britânica Elizabeth II tomou do povo inglês depois da morte da princesa Diana. Não é bem o desdém ou a falta de consciência da tragédia que acometeu George W. Bush seguida a visita devastadora do furacão Katrina em Nova Orleans. Lula sabe bem do tamanho da encrenca.

O presidente sente sim, o temor de ser acusado de contribuir para não evitar a tragédia anunciada desde 2003 pelo então ministro da Defesa José Viegas que previa o caos aéreo se nada ou pouco fosse feito para evitar. Lula teme o parente de uma vítima lhe fazendo a acusação a queima roupa. Seria tão ou mais desconfortável que as vaias de mais de 80.000 no Maracanã. Contrário ao palmarès dos escândalos de corrupção onde, sistematicamente, o presidente disse ter estado alheio, é impossível afirmar o desconhecimento do caos aéreo e que tudo fez para evitar suas conseqüências. A rainha Elizabeth II acabou recuperando o brio e foi solidarizar-se com a dor dos súditos. Mas é pouco provável que Lula ganhe coragem com a mesma rapidez em que perdeu a vergonha.


NUMA CRISE SE OBSERVA QUEM É LIDER, QUEM É ENGANAÇÃO

EM DECORRÊNCIA DO ACIDENTE AÉREO O GOVERNADOR DE SÃO PAULO COMPARECEU AO AEROPORTO, CONVERSOU, DEU ENTREVISTAS E FOI ACUSADO PELA IMPRENSA COLABORACIONISTA DE FATURAR COM O EPISÓDIO, PODIA TOMAR UMA VAIA LÁ, MAS NÃO FOI ISSO QUE ACONTECEU. O GOVERNADOR ESTA CERTO EM IR ATÉ O AEROPORTO E MOSTRAR SUA CARA, AFINAL ELE DEFENDE A DESCENTRALIZAÇÃO DO PODER SOBRE OS PORTOS E AEROPORTOS, ACREDITANDO QUE DESTA MANEIRA PODERIA SER MAIS FÁCIL ADMINISTRAR, CUIDAR E GERIR OS AEROPORTOS E PORTOS. EM MOMENTOS DE CRISE SE OBSERVA OS VERDADEIROS LIDERES, QUE MOSTRAM A CARA E PROCURAM SOLUÇÕES, ENQUANTO OS ENGANADORES SE ESCONDEM ATRÁS DE NOTAS. LULA APAREÇA NO AEROPORTO PARA RECEBER UM POUCO MAIS DE CARINHO.


PRESIDENTE DA TAM DEMONSTRA MEDO

A mim pareceu que o presidente da Tam tem medo de represálias por parte do governo, da Infraero e da Anac, ao afirmar que Congonhas opera com segurança, mesmo com condições climáticas como a de ontem. O Homem é presidente da maior companhia aérea brasileira, mas não ousou uma única vez atribuir o acidente ao desgoverno do presidente Lula responsável por todos os órgãos e reguladores do sistema aéreo. Entendo que é uma concessão de serviço público e pode ter dias bem ruins se discordar do stato quo, pode cair avião, pode matar pessoas, pode causar o prejuízo que for, mas um pequeno desabafo do presidente da Tam não se ouviu, deve pensar, " Vai que baixa um Chaves e o homem caça a nossa concessão, ou atrapalha o andamento da empresa. Durma com esse barulho.

8/07/2007 - 17h21

Presidente da TAM descarta problemas no avião e diz que Congonhas "é seguro"

Carina Martins em São Paulo

O presidente da TAM, Marco Bologna, repetiu na tarde desta quarta a mesma posição da maior parte das autoridades no caso do acidente com o airbus A-320: pediu as investigações sejam aguardadas e evitou indicar as possíveis causas da tragédia. Mas descartou algumas delas.
Em entrevista coletiva, foi vago sobre a crise aérea e as razões do acidente. Mas incisivo contra especulações sobre possibilidades de negligência da TAM. Ele descartou problemas no airbus e negou "absolutamente" qualquer relação entre o acidente e o tamanho e peso do avião. "A aeronave estava em perfeitas condições de operação", disse.
Bologna afirmou que o A-320 estava homologado e autorizado a operar nas condições do vôo JJ 3054 - ou seja, não era grande demais para a pista de Congonhas e transportava peso dentro do autorizado para um pouso naquele aeroporto, com chuva, em pista sem ranhuras. O presidente da empresa disse ainda que a aeronave estava em dia com as revisões - a última aconteceu há pouco mais de um mês - e que "não há registro de nenhum problema com essa aeronave em nenhum lugar".
Bologna foi assertivo também quando perguntado sobre a segurança do aeroporto mais movimentado do país: "sim, Congonhas é um aeroporto seguro", disse, destacando a diminuição da freqüência das operações no local, que já foi quase duas vezes maior que a atual. No entanto, apesar de dizer que o pouso foi feito em concordância com as condições apresentadas - e repetido mais de duas mil vezes pela empresa desde a inauguração da nova pista - ele evitou uma posição definida sobre a participação da pista molhada no acidente, preferindo esperar as investigações. O presidente da TAM também declarou que qualquer restrição ao aeroporto proposta pelas autoridades será acatada pela empresa.
Para ele, o fato de a pista reformada ter sido entregue sem o grooving - ranhuras que aumentam a aderência do piso - não é necessariamente relevante, já que os cálculos das operações são feitos levando em conta esse fator. "Quando um aeroporto que não tem grooving está aberto, pressupõe-se que a lâmina de água esteja menor que três milímetros", disse. A medição da água, no entanto, não é feita pela empresa, e sim pela Infraero. Além do mais, existe um intervalo entre a comunicação da medida e uma possível variação causada pela mudança de intensidade da chuva - embora o vice-presidente de operações da TAM, Alberto Fajerman, negue que tenha havido essa variação. "O grooving faz diferença, mas para aumentar o peso", diz Fajerman.
Crise aérea
Sobre a crise aérea nacional, Bologna evitou qualquer declaração definitiva. Ele diz que é parte de uma questão mais ampla, que envolve o crescimento econômico e alguns problemas de infra-estrutura, e que já estão sendo tratadas pelas duas CPIs existentes. O vice-presidente de planejamento da TAM, Paulo C. Branco, defendeu a abertura de um terceiro aeroporto em São Paulo em um prazo de cinco anos, além da ampliação do aeroporto de Viracopos e Cumbica como forma de desafogar as operações.


JÁ ACHARAM O CULPADO, EU JÁ ACHEI OS MEUS.

Já se achou o Judas, foi o piloto! Mas como morto não fala nem se defende, quero fazer uma prévia defesa do Piloto. Conforme texto abaixo, nota-se que os controladores queriam fechar o aeroporto em dias de chuva, medida ignorada pela Infraero. Um acidente sem vitímas um dia antes prenunciava um maior, e foi o que aconteceu. Essas aeronaves fazem frenagens sem travamentos de rodas e quando se freia em dias de chuva como ontem tem-se pequenos travamentos corrigidos pelo computador que solta o freio deixando rolar um pouco e freia novamente, a mim me parece que esse foi o motivo da não parada da aeronave no final da pista que é pequena e a aeronave em questão grande e pesada. Pelo que o governador José Serra disse sobre as últimas palavras do piloto, " Vire, vire, vire " foi a última tentativa talvez de dar um cavalo de pau e parar a Airbus sem sucesso.


Mais uma vez meus pesáres para as vitímas e familiares. Aos responsáveis pelo gerenciamento dos aeroportos no Brasil saibam que mesmo que se acuse os pilotos, um acidente aéreo é uma sucessão de erros, o erro do piloto se existiu, foi sua falta de pericia para um momento como aquele, diga-se de passagem quem conseguiu passar por um deste sabe o susto e a sorte que levou é impar na vida, os outros erros são todos de responsabilidade da Infraero, ou seja, do desgoverno que nunca antes neste país toma conta do Brasil. Capacidade, gerenciamento, governança já sabemos que não é o seu forte do governo Lula.


Os responsáveis pelo gerenciamento do tráfego aéreo no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, pediram o fechamento da pista principal, recentemente reformada, nos dias de chuva -- como na terça-feira, quando ocorreu o maior acidente aéreo da história do país. De acordo com reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo, o pedido dos controladores foi feito um dia antes da tragédia, quando um avião da empresa Pantanal escorregou na pista e acabou parando na grama.

A polêmica reforma na pista principal custou cerca de 20 milhões de reais, mas não incluiu a realização das ranhuras no asfalto para assegurar o escoamento da água e dar mais aderência aos pneus dos aviões. Conhecidas como "grooving" entre os profissionais de aviação, as ranhuras melhorariam bastante as condições da pista. Segundo os controladores de Congonhas, o comando da Força Aérea e a direção da Infraero rejeitou o pedido de fechamento da pista nos dias de chuva.

"Os operadores da torre avisaram que a pista principal deveria ser fechada porque estava sem o 'grooving', mas ninguém no governo quer saber de nada", disse Sérgio Oliveira, presidente da Federação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo. "Foi uma tragédia anunciada", afirmou Carlos Camacho, diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas. Hugo Stringuini, do Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil, disse que é "muito provável" que o avião da TAM tenha derrapado na pista.

Preocupação - Conforme Stringuini, Congonhas precisa ser interditado para vôos com aviões de médio e grande portes. "Agora é questão de segurança pública." Na avaliação dele, a pista não teria sido liberada para uso por associações internacionais de segurança de vôo. "Ocorreram acidentes e incidentes numa seqüência muito próxima de datas. Até mesmo pessoas leigas podem ver que ali não tem mais condições de operar." A Infraero não se pronunciou sobre o que será feito na pista depois do acidente.

A pista principal de Congonhas já havia sido fechada em dias de chuva por ordem da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no ano passado. A drenagem da pista não era eficaz quando a chuva era forte. As ranhuras da pista só deverão ser feitas a partir do dia 25 deste mês -- segundo a Infraero, era necessário esperar o novo pavimento assentar antes de iniciar a obra. Por causa do problema com as chuvas, a Justiça chegou a fechar o aeroporto para grandes aviões no começo deste ano.



17/07/2007

QUANTOS PRECISAM MORRER PARA HAVER RESPONSABILIDADE EM RELAÇÃO AO TRANSPORTE AÉREO

Queria dizer um monte de coisas, mas só quero dar meus pesares aos pais, filhos, esposas, esposos, transeundes, familiares e amigos, que o D'us todo poderoso conforte todos vocês nesse momento.

A enorme tragédia com o vôo da Tam que derrapou no pouso no aeroporto de Congonhas, provavelmente matando todas as pessoas a bordo, no prédio da Tam e alguns pedestres que passavam no momento do acidente é o ápse da incompetência do desgoverno que tomou conta de nosso país, causou o acidente da Gol e agora pode ter causado esse terrível acidente com o avião da Tam.

Nesses meses todos de crise aérea as vítimas são sempre os usuários, que muitas vezes ficaram horas e as vezes dias sem poder voar para seus destinos, mas o auge é um acidente aéreo.

O Piloto pode ter cometido um erro, a aeronave pode ter tido algum problema técnico, mas o pior, pode ter sido vitimado pela crise aérea, é cedo para afirmar que a falta do grooving(ranhuras para ajudar no escoamento da água nos dias de chuva) na pista principal do aeroporto de congonhas tenha causado a derrapagem da aeronave, mas ou que tudo indica, é sim, um dia antes já havia acontecido acidente parecido sem tal gravidade, uma vez comprovada esse motivo os irresponsaveis que liberaram a pista para operação, devem ser responsabilizados criminalmente por todas às mortes, pois às vítimas foram assassinadas pela falta de competência nunca vista antes neste país. Depois o Lula não entende porque foi vaiado. Melhor a ele nem aparecer em São Paulo.


16/07/2007

AINDA SOBRE AS VAIAS III

Ainda sobre as vaias, ministros de Lula, secretários de PT, Aliados e mesmo Lula tentam achar uma explicação. Eu já dei a minha, que é : Nem Deus agradou a todos, quanto mais um homem. Aos defensores dos animais de plantão, Lula foi vaiado por cerca de 90.000 pessoas, não às 90.000, pelas contas da vereadora do PT Soninha foram uns 5.000, pelas contas de seu colega de ESPN foi uns 87.000, eu digo que deve ter sido uns 80.000. Que diferença faz ? Lula foi eleito por cerca de 54.000.000 de votos no universo de 124.000.000 de eleitores, obteve cerca de 60% dos votos válidos e se reelegeu Presidente do Brasil, como vivemos em democracia Lula quer queira ou não, é o Presidente do Brasil, meu presidente a contra gosto, mas é o jogo democratico onde a maioria decide sobre a minoria, agora ficar procurando golpismos, acertos, combinações é muito. Presidente infelizmente para vossa senhoria a platéia não era formada pelos " os babas ovos " de sempre e o senhor recebeu um pouco de amor da classe média, cada vez mais acharcada por vosso desgoverno. Contente com vossa senhoria só os extremos, são eles os que vivem de esmola social e os 10% que detem 50% do PIB do Brasil, mas o hiato, que trabalha, paga impostos, ensina a honestidade aos filhos e esperando do governo receber serviços descentes, recebem: Insegurança, Incerteza, Saúde Pública um caos, Transporte nem precisa dizer, esse hiato te vaiou só isso. Te digo se prepare isso é só a ponta do Iceberg.


15/07/2007

BRASIL 3 X ARGENTINA o

O Brasil mostrou mais uma vez que diante da Argentina não tem time ruim, tem é superação. Parabéns Brasil, ganhar da Argentina é sempre muito, mas muito bom. Tó com vontade de ligar para algum argentino para escutar o choro dos hermanos. Em Roma conheci uma argentina que ficou tirando um barato de mim em relação ao nosso futebol na Copa, falando que no Brasil a gente se sente os mais importantes, que o Brasil é o melhor, que o Brasil isso e aquilo, teve uma hora que me invoquei e perdi a educação e disse que sim eramos os melhores e quando não tão brilhantes para a Argentina não perdiamos, lancei uma maldição: " Quando estiver jogando Argentina e Brasil que ela sempre se lembrasse de mim, pois sempre a Argentina ia perder, dois jogos e duas vitorias depois , parece que tá dando certo. Como não fiz amizade com a chicca não peguei nem e-mail, então não posso tirar um barato, mas como eu lembrei dela ela certamente se lembrou de mim. Parabéns Brasil, ganhar da Argentina sempre faz a nossa autoestima ir na Lua.


AINDA SOBRE AS VAIAS II

Só para Lula e a esquerdopatia que não entendem o que acontece.

Sem ter a clarividência dos profetas, Mourão cunhou uma frase que se encaixa perfeitamente a política brasileira:


"Ponha-se na presidência qualquer medíocre, louco ou semi-analfabeto e vinte e quatro horas depois, a horda de aduladores estará à sua volta, brandindo o elogio como arma, convencendo-o de que é um gênio político e um grande homem, e de que tudo o que faz está certo. Em pouco tempo transforma-se um ignorante em um sábio, um louco em um gênio equilibrado, um primário em um estadista. E um homem nessa posição, empunhando as rédeas de um poder praticamente sem limites, embriagado pela bajulação, transforma-se num monstro perigoso"


(MOURÃO FILHO, Olympio. Memórias: a verdade de um revolucionário. Porto Alegre, L&PM, 1978. Pag. 16 )

AINDA SOBRE AS VAIAS.

Lí diversas reportagens, declarações de políticos tanto da situação quanto da oposição, lí inclusive uma sobre o que Lula havia dito e sentido, essa não sei se é verdadeira.

Visivelmente o presidente petista Lula ficou muito incomodado com as vaias que vinham da maioria dos cerca de de noventa mil espectadores do maracanã, acostumado a platéias escolhidas a dedo que adulam e massageiam o ego do presidente por onde quer que ele vá, Lula foi o primeiro chefe de estado em 58 anos a não declarar a abertura de jogos deste tipo no mundo, seu despreparo para algo normal a qualquer político ficou evidênciado, Lula deixou o maracanã sem falar com a imprensa com seu megaego ferido e confidênciou aos próximos que aquilo era uma molecagem. Será que ele ouviu aquele " ladrão, ladrão, ladrão ..."

Deputados e Senadores da oposição afirmaram que o ocorrido era bom, para que Lula soubesse que ele não era inanimidade, outros foram mais longe, prevendo que o povo estava enxergando as verdades sobre o desgoverno petista de Lula e que isso era um marco de mudança, tomará o bom Deus ouça isso.

Deputados e Senadores da turma do Obá, resumiram o fato a garotadas querendo chamar a atenção, outro diz que pesquisou na internet os preços dos convites e chegou a conclusão que a platéia era formada pela élite, portanto era um afronte ao "bom" Lula.

A minha análise é a seguinte: No céu Deus foi desafiado por Lúcifer, 1/3 dos anjos de Deus tomaram partido de Lúcifer, outros ficaram ao lado do Senhor, assim começou a guerra espiritual que envolveu inclusive o homem. Lula se nem Deus conseguiu agradar a todos, vossa excelência não seria diferente, deixe de ser infantil e primário, desça deste pedestal que vossa senhoria se encontra colocado pelos bajuladores de plantão, se agite, faça o bem para a nossa democrácia e crie um bom legado, que até agora só é de corrupção e desgoverno, esse é o recado do Maracanã a vossa senhoria.